twitter
rss



PROJETO PEDAGÓGICO

PERÍODO:
De 08/05/2015 a 18/12/2015

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA:
Leitura
Escrita
Interdisciplinar



EQUIPE GESTORA
Carlos Antonio da Silva – Diretor
Maria das Vitorias da Silva – Vice-Diretora
Patrícia Angélica Xavier Pereira – Coordenadora Pedagógica


PROFESSORES RESPONSÁVEIS
Francisco Assis de Lima
Josefa Medeiros da Silva
Josilene Felipe da Silva Brito

            
JUSTIFICATIVA                                                                 
Tendo em vista as dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita por parte da maioria dos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental desta escola, e entendendo que o processo ensino aprendizagem somente se concretiza mediante a retomada de medidas e atitudes que enfatizam a alfabetização e o letramento como elementos primordiais ao crescimento do educando.
Estamos desenvolvendo um projeto cujo enfoque principal pauta-se de forma integral e abrangente da alfabetização do aluno. Em face disto, esperamos ao final deste projeto alcançarmos os resultados necessários a aprovação da turma para as series seguintes.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade da leitura e da escrita enfatizando o processo de alfabetização como elemento primordial da educação básica.

CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
·         Leitura do alfabeto móvel maiúsculo e minúsculo
·         Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo
·         Estudo das vogais
·         Formação das silabas simples e complexas
·         Formação de fazes simples
·         Formação de frases complexas
·         Encontro consonantal e vocálico
·         Os dígrafos
·         Os sons nasais AN – EN – IN – ON – UN – ÃO – Ã
·         Produção de pequenos textos

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

·         As operações
·         Unidade – Dezena – Centena – Milhar
·         Valores posicionais
·         Dúzia e meia dúzia
·         Os gráficos de barras
·         Número e numeral

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

·         Ler e escrever o alfabeto maiúsculo e minúsculo
·         Escrever e distinguir as vogais das consoantes
·         Ler e escrever silabas simples e complexas
·         Escrever e ler frases simples e complexas
·         Distinguir e empregar adequadamente os dígrafos
·         Escrever os sons nasais de forma correta
·         Produzir pequenos textos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA

·         Resolver adição, subtração, e divisão, usando o ábaco e o material dourado
·         Identificar unidade, dezena, centena e milhar
·         Compreender os valores absoluto e relativo de um número
·         Compreender a ideia de número e numeral
·         Fazer representações em gráficos
·         Reconhecer dúzia e meia dúzia
·          
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         Leitura e escrita do alfabeto
·         Bingo de letras e palavras
·         Confecção de cartazes
·         Murais expositivos
·         Exposições de trabalhos
·         Filmes
·         Relatos
·         Produção de Frases
·         Produção de Textos
·         Leitura de textos
·         Jogos
·         Quebra cabeça
·         Roda de leitura
·         Leitura compartilhada


RECURSOS
·         Data show
·          Quadro branco e negro
·         Papeis diversos
·         Cartolinas
·         TV e Vídeos
·         Livros didáticos
·         Jornais
·         Revistas
·         Fantoches
·         Jogos
·         Material Dourado
·         Ábaco
·         Dado didático

AVALIAÇÃO
A avaliação se processará de forma contínua e mediante a observação do interesse da participação do aluno nas atividades desenvolvidas como provas, portfólios e apostilas.


CULMINÂNCIA
A Culminância do PROJETO INTERDISCIPLINAR que tem como TEMA: LEITURA E ESCRITA: SUPERANDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM será momento onde os alunos irá compartilhar com a comunidade escolar, um momento mágico e de encanto  onde será demonstrado através de apresentações realizadas pelos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho, com atividades lúdicas de entretenimento, alegria e cultura, com o objetivo de socializar e vivenciar a aprendizagem da leitura e da escrita de forma fascinante. 








0 comentários:

Postar um comentário