TEMA: O MEU MUNICÍPIO
PROFESSORAS: MARIA CARMELITA DE OLIVEIRA E ANANILIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TEMA: O MEU MUNICÍPIO
SUBTEMA: O LUGAR ONDE VIVO
"É um erro considerarmos a História como um passado que morreu
que já não interessa e que deve ser arquivado. A História é a mais viva das
raízes da nossa existência, é a memória colectiva do que os nossos antepassados
fizeram para nos oferecer a nossa maneira de ser e de estar."
Rainer Daehnhardt
Objetivo
Realizar um resgate histórico cultural sobre o município de Bodó
suas transformações políticas, econômicas e sociais.
Objetivos específicos
·
Estudar a origem do município do
passado até os dias atuais.
·
Compreender a cultura danças,
músicas e costumes.
·
Conhecer a historia das
personalidades: que deixaram sua marca no município.
·
Explorar a infraestrutura e seu
crescimento com o passar dos anos.
·
Pesquisar a economia: as fontes de
renda diferenciadas existente no município.
Justificativa
O projeto O meu município tem
a pretensão de propiciar aos alunos da Escola Manoel Catarino Filho um estudo
da cidade onde vivem dando-lhes oportunidade de fazer um resgate histórico
cultural do município. Desta forma os próprios alunos passarão a adquirir
conhecimentos de forma pratica vivenciando a própria história em suas
investigações e coletas de dados em locos. Como sabemos o registro da história
da humanidade é a forma que o homem encontrou para contar a sua própria
história. “É do trabalho anônimo de muitos e do pensamento coerente de alguns
que nascem as ideias e são registradas as histórias dos homens e mulheres que
no cotidiano de sua lida constroem cidades, pontes e transformam a sociedade.”
Teremos dessa forma alunos autores conscientes de sua própria história
observando os erros do passado para que não se repitam no futuro e isso só será
possível através do estudo que esse trabalho irá proporcionar. Esperamos assim
estar contribuindo de forma significativa com a divulgação e conhecimento do
nosso município.
Metodologia
Os alunos irão fazer pesquisas, trabalhos em grupo, paródias,
poesias, visitações e fotografias para registrar as informações coletadas. Para
se trabalhar todos os aspectos do município. Cada turma ficará responsável por
uma fonte de investigação ficando assim distribuído:
Ø 6 ano A; A origem histórica= Do passado aos dias atuais.
Ø 6 ano B; A economia= Fontes de renda do município.
Ø 7 ano; A cultura= Danças, Músicas e costumes.
Ø 8 ano; A infraestrutura= Passado e Presente.
Ø 9 ano; As personalidades= Pessoas que deixaram sua marca no
município.
Recursos didáticos
Papéis
Pilotos
Tintas para impressora
Cola
Tesoura
Cartolina
Projetor multimídia
Caixa de som
Notebook
Microfone
Câmera fotográfica
Gravador entre outros
MOSTRA
O ponto alto e fechamento da atividade ocorrerão durante a
realização da apresentação dos trabalhos na IV Expo Arte da E.M.M.C.F. onde será
avaliados e exibidos a toda comunidade, os trabalhos realizados durante sua
execução que será; em forma de mural, através de parodias, peças teatrais e
poesias realizadas pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua ao longo do desenvolvimento do
projeto, observando o comprometimento do aluno na execução das tarefas
propostas pelo professor.
Cronograma
Nº
|
ETAPAS
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
1º
|
ELABORAÇÃO
|
X
|
|
|
|
2º
|
SENSIBILIZAÇÃO
|
|
X
|
|
|
3º
|
DESENVOLVIMENTO
|
|
X
|
X
|
X
|
4º
|
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
|
|
X
|
X
|
X
|
5º
|
CULMINÂNCIA
|
|
|
X
|
|
6º
|
RELATÓRIO FINAL
|
|
|
|
X
|
Período: Setembro a Novembro de 2015