ANÁLISE, REFLEXÕES, ESTUDOS E SOCIALIZAÇÃO MARCARAM
NOSSOS ENCONTROS DE ESTUDOS E ATUALIZAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA
ESCOLA, REALMENTE UM TRABALHO COLETIVO ONDE TODA A EQUIPE ESTAVA FOCADA NA
COMPREENSÃO DA REALIDADE PELA QUAL NOSSA ESCOLA VIVE.
UM PROJETO É UM ESFORÇO TEMPORÁRIO
EMPREENDIDO CUJO OBJETIVO É CRIAR UM NOVO PRODUTO, SERVIÇO OU PROCESSO. O PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) É UM
INSTRUMENTO QUE REFLETE A PROPOSTA
EDUCACIONAL DA
ESCOLA. É ATRAVÉS DELE QUE A COMUNIDADE ESCOLAR PODE DESENVOLVER UM TRABALHO
COLETIVO, CUJAS RESPONSABILIDADES PESSOAIS E COLETIVAS SÃO ASSUMIDAS PARA
EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS.
O PPP DEVE POSSIBILITAR AOS MEMBROS DA ESCOLA,
UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS E DAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES, ESTABELECENDO
AS RESPONSABILIDADES DE TODOS. A PRESENÇA DO DEBATE DEMOCRÁTICO POSSIBILITA A
PRODUÇÃO DE CRITÉRIOS COLETIVOS NO SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO, ASSIMILANDO
SIGNIFICADOS COMUNS AOS DIFERENTES AGENTES EDUCACIONAIS E COLABORANDO COM A
IDENTIFICAÇÃO DESSES COM O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA.
O
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO É UM MECANISMO EFICIENTE E CAPAZ DE
PROPORCIONAR A ESCOLA CONDIÇÕES DE SE PLANEJAR, BUSCAR MEIOS, E REUNIR PESSOAS
E RECURSOS PARA A EFETIVAÇÃO DESSE PROJETO. POR ISSO É NECESSÁRIO A
ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NA SUA CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO
|