ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CATARINO FILHO-E.M.M.C.F
SÍTIO PONTA DE LINHA
CEP 59528-000 BODÓ/RN
PROJETO
DE ALFABETIZAÇÃO
Professoras: Josilene, Elayne e Eloyza
Coordenação Pedagógica: Patrícia Xavier
Professoras: Josilene, Elayne e Eloyza
Coordenação Pedagógica: Patrícia Xavier
TEMA:
construindo caminhos da alfabetização e do letramento. (tropeçando na poesia)
JUSTIFICATIVA: Considerando
a leitura e escrita um meio na vida social do aluno propomos produzir bons
leitores. Visto que muito de nossos alunos chegam ao final do ensino
fundamental sem domínios dessas habilidades.
Diante
dessas dificuldades apresentada pelos nossos alunos nas áreas de leitura e
escrita, elaboramos esse projeto “tropeçando na poesia” visando modificar a
metodologia durante as aulas e possibilitar ao educador um bom desempenho no
processo de ensino, com objetivo de minimiza-lo.
OBJETIVO GERAL:
Modificar a metodologia adotada durante a aula, através de diversos textos e
atividades atraentes para o aluno, onde haja interação com objetivo de
conhecimento para melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- · Identificar os elementos que compõem o poema; Rimas, estrofes e versos;
- · Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno;
- · Identificar ritmo e repetições escritas no poema;
- · Ilustrar textos através de desenhos, recortes e dobraduras;
- · Produzir diferentes versos a partir do texto original;
- · Propor a leitura de maneira lúdica e divertida;
- · Reconhecer e apreciar um poema visual;
- · Produzir poemas visuais.
- · Proporcionar jogos que envolvam a leitura e escrita;
- · Valorizar conhecimentos prévios dos alunos;
- · Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético;
METODOLOGIA: A metodologia adotada será diferenciada de acordo com o nível dos
alunos. Este projeto poderá ser realizado ao longo do ano letivo, pois se
entende que o processo de leitura e lento e deve ser trabalhado de forma
interdisciplinar.
PROBLEMA
A leitura é a
única atividade que constitui, ao mesmo tempo, disciplina de ensino e
instrumento de manejo das outras fases do currículo (...) a ênfase está em
aprender a ler para aprender. Nas séries fundamentais, a aprendizagem do código
dentro de contextos significativos para criança é de grande importância.
(ALIENDER, 2005, p. 13).
Este trabalho
tem como objetivo solucionar as dificuldades e desafios suscitados pelo
processo interativo dos alunos do 1º ao 3º ano da Escola municipal de Ensino
fundamental Manoel Catarino Filho decorrer do 1º semestre do ano de 2016, pois
através dele farei com que os alunos consigam perceber e dar maior importância
a leitura valorizando a escrita, aprendendo a ler para aprender.
REFERÊNCIAS
ALIENDER, F.(org). A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto alegre:
artmed, 2005
RECURSOS
METODOLÓGICOS:
bexigas
Lápis hidrocor
Bingos
Jogos
Cartolinas
Cola, tesoura, coleção
Papel madeira
Folhas de ofício
EVA
Tinta
AVALIAÇÃO: A avaliação dar-se a durante o desenvolvimento do projeto através de
observação. Na participação e interesse do aluno, no desempenho, avanços e
dificuldades no processo de alfabetização.