twitter
rss

                    ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CATARINO FILHO-E.M.M.C.F
        SÍTIO PONTA DE LINHA
CEP 59528-000 BODÓ/RN


PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO

Professoras: Josilene, Elayne e Eloyza
Coordenação Pedagógica: Patrícia Xavier 

TEMA: construindo caminhos da alfabetização e do letramento.  (tropeçando na poesia)

JUSTIFICATIVA: Considerando a leitura e escrita um meio na vida social do aluno propomos produzir bons leitores. Visto que muito de nossos alunos chegam ao final do ensino fundamental sem domínios dessas habilidades.
Diante dessas dificuldades apresentada pelos nossos alunos nas áreas de leitura e escrita, elaboramos esse projeto “tropeçando na poesia” visando modificar a metodologia durante as aulas e possibilitar ao educador um bom desempenho no processo de ensino, com objetivo de minimiza-lo.

OBJETIVO GERAL: Modificar a metodologia adotada durante a aula, através de diversos textos e atividades atraentes para o aluno, onde haja interação com objetivo de conhecimento para melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·         Identificar os elementos que compõem o poema; Rimas, estrofes e versos;
  • ·         Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno;
  • ·         Identificar ritmo e repetições escritas no poema;
  • ·         Ilustrar textos através de desenhos, recortes e dobraduras;
  • ·         Produzir diferentes versos a partir do texto original;
  • ·         Propor a leitura de maneira lúdica e divertida;
  • ·         Reconhecer e apreciar um poema visual;
  • ·         Produzir poemas visuais.
  • ·         Proporcionar jogos que envolvam a leitura e escrita;
  • ·         Valorizar conhecimentos prévios dos alunos;
  • ·         Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético;

METODOLOGIA: A metodologia adotada será diferenciada de acordo com o nível dos alunos. Este projeto poderá ser realizado ao longo do ano letivo, pois se entende que o processo de leitura e lento e deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.

PROBLEMA
A leitura é a única atividade que constitui, ao mesmo tempo, disciplina de ensino e instrumento de manejo das outras fases do currículo (...) a ênfase está em aprender a ler para aprender. Nas séries fundamentais, a aprendizagem do código dentro de contextos significativos para criança é de grande importância. (ALIENDER, 2005, p. 13).     
Este trabalho tem como objetivo solucionar as dificuldades e desafios suscitados pelo processo interativo dos alunos do 1º ao 3º ano da Escola municipal de Ensino fundamental Manoel Catarino Filho decorrer do 1º semestre do ano de 2016, pois através dele farei com que os alunos consigam perceber e dar maior importância a leitura valorizando a escrita, aprendendo a ler para aprender.  

REFERÊNCIAS
ALIENDER, F.(org). A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto alegre: artmed, 2005

RECURSOS METODOLÓGICOS:
bexigas
Lápis hidrocor
Bingos
Jogos
Cartolinas
Cola, tesoura, coleção
Papel madeira
Folhas de ofício
EVA
Tinta

AVALIAÇÃO: A avaliação dar-se a durante o desenvolvimento do projeto através de observação. Na participação e interesse do aluno, no desempenho, avanços e dificuldades no processo de alfabetização.  


0 comentários:

Postar um comentário