04/08/2016
Objetivo Geral: Informar e debater sobre o fazer pedagógico no cotidiano
escolar e a reorganização, compartilhando interesses e missões para promover
ações eficazes e eficientes, tendo em vista benefícios para os alunos(a).
Conversa Inicial – BOAS VINDAS
Texto para reflexão -
O papel das emoções na educação
·
O
papel do educador de hoje vai muito além das obrigações pedagógicas. Ele é
agente de transformação e incentiva sempre o movimento de construção do saber e
da cidadania.
·
Educar
deve ser um exercício de delicadeza.
·
A
Escola é, muitas vezes, o único lugar onde alguns jovens encontram apoio,
afeto, respeito, atenção e ESPERANÇA.
·
Ajudar
o jovem a lidar melhor com seus sentimentos deve fazer parte da rotina em sala
de aula.
·
“Se
até mesmo nós, adultos, ditos racionais e civilizados, muitas vezes ainda
reagimos mal ou de forma imatura quando contrariados ou mal – humorados, o que
diremos de jovens que ainda tentam entender até mesmo do que são capazes, quais
são seus limites, etc?”.
·
É
preciso ter humildade e reconhecer que, em alguns momentos, uma mudança é
necessária e isso faz parte de qualquer profissão. Mais importante ainda é que
as relações se tornem humanizadas e baseadas em valores positivos, éticos e
construtivos.
·
Todo
educador precisa e deve trabalhar também seu autocontrole e saber ser
equilibrado e justo para que seus alunos tenham dele um exemplo edificante.
·
Não
desencadeie a violência psicológica.
·
Usufrua
do lúdico em sala de aula.
·
Respeite
as diferenças, inclusive de personalidade.
Educação Emocional:
·
Saiba
elogiar;
·
Combata
crenças limitantes;
·
Promova
a cultura da paz;
·
Estabeleça
empatia;
·
Ensine
a tolerância à frustração;
·
Cultive
boas relações interpessoais;
·
Desenvolva
a assertividade;
·
O AFETO (combustível mágico e indispensável) torna
possível alguns pequenos milagres, e quando DOADO em conjunto com a Educação:
·
Redefine
as relações humanas;
·
Promove
o respeito entre as pessoas;
·
Gera
possibilidades;
·
Reestrutura
“famílias”.
FONTE: NUNES, Vera. O Papel das Emoções na Educação.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009
“Não se pode falar de Educação sem Amor”.
(Paulo Freire)
Informes da Gestão.
Notas Bimestrais
Oportunidade de estudar em conjunto sobre alguns alunos que demandam uma decisão coletiva.
Rendimento escolar do Bimestre
Criar a pauta da reunião de pais e mestres
Preparativos para 1ª semana cultural das escolas de Bodó
Ver ideias para o desfile cívico
Auto Avaliação do Encontro