twitter
rss

Como fim das férias e início do ano letivo, a volta às aulas vem acompanhada de algumas preocupações. Um exemplo é o lanche das crianças. É importante saber como montar uma lancheira saudável e apetitosa, que chame a atenção evitando que a turminha procure a cantina da escola para comprar salgados e refrigerantes.

A nutricionista Larissa Vieira faz algumas recomendações para a hora do lanche. O ideal não é apenas saciar a fome da garotada, mas os alimentos precisam ser nutritivos. É importante salientar que a montagem da lancheira vai depender do horário em que a criança vai à escola e da refeição que fez anteriormente. Para a criança que estuda no horário matutino, por exemplo, muitas não têm o hábito de tomar o café da manhã o que requer um lanche mais reforçado.

Vale ressaltar também que uma refeição muito gordurosa atrapalha o rendimento, por exigir um tempo maior de digestão, causando sonolência. A alimentação saudável é muito importante porque ajuda na concentração e desenvolvimento da memória da criança.

Já deu para perceber que essa tarefa exige muito cuidado por parte dos pais, que na correria do dia-a-dia optam por praticidade e consequentemente por produtos alimentícios industrializados cheios de conservantes, com medo que o natural estrague, apodreça ou azede. Mas nem tudo que é prático é saudável.

E a forma com que os alimentos são guardados também influencia na montagem da lancheira. Larissa destaca que o acondicionamento dos lanches deve ser feito em papel filme. Também é importante levar água para a escola. Algumas crianças não se lembram de beber água, então é bom pedir ajuda do professor (a) para que estimule a tomar água.

Foto: Cedida

“Deixe a criança participar da escolha do lanche, defina um cardápio por dia, evite repetições para que elas desejem comer e não enjoe”, diz a nutricionista Larissa Vieira. Que lembra ainda que é na infância que a criança define hábitos que irão acompanhá-la por toda a vida.

Além de montar uma lancheira saudável, também é importante orientar sobre como evitar ou prevenir algumas doenças na hora do lanche. E uma das principais recomendações é lavar as mãos, não só na hora do recreio, mas durante o dia.

Nós sabemos que criança sempre acha melhor o lanche do amigo, e pode até parecer egoísta, mas outro fator importante é evitar a troca de lanches. Sacos de biscoitos ou frutas já mordidas são alguns exemplos em que várias crianças podem ter contato ao mesmo tempo e assim transmitir alguma infecção.

Por isso a nutricionista orienta que se mandar frutas na lancheira, corte em pedaços e mande também um talher, para evitar que a criança pegue com as mãos.

Os cuidados vão além do recreio. Quando chegar em casa é hora de limpar a lancheira. “Higienize os recipientes um pano umedecido de água e álcool e uma vez por semana a higiene deve ser com água e detergente”, diz Larissa Vieira.

Atenção também na hora de escolher a lancheira. Não basta ver que personagem seu filho escolheu. O mais importante é a qualidade do produto. Elas devem ser térmicas e ter o certificado que geralmente está na etiqueta.

Confira agora algumas variadas sugestões de cardápios para o lanche da garotada:

Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maça ou laranja cravo.

Opção 2: 5 biscoitos integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.

Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.

Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.

Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo branco (ex.: Polenguinho) que não precisa de refrigeração e suco de fruta in natura.

0 comentários:

Postar um comentário