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PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO TURNO VESPERTINO





04/08/2016
Objetivo Geral: Informar e debater sobre o fazer pedagógico no cotidiano escolar e a reorganização, compartilhando interesses e missões para promover ações eficazes e eficientes, tendo em vista benefícios para os alunos(a).

  • *      Conversa Inicial – BOAS VINDAS


  • *      Texto para reflexão -

O papel das emoções na educação

·         O papel do educador de hoje vai muito além das obrigações pedagógicas. Ele é agente de transformação e incentiva sempre o movimento de construção do saber e da cidadania.
·         Educar deve ser um exercício de delicadeza.
·         A Escola é, muitas vezes, o único lugar onde alguns jovens encontram apoio, afeto, respeito, atenção e ESPERANÇA.
·         Ajudar o jovem a lidar melhor com seus sentimentos deve fazer parte da rotina em sala de aula.
·         “Se até mesmo nós, adultos, ditos racionais e civilizados, muitas vezes ainda reagimos mal ou de forma imatura quando contrariados ou mal – humorados, o que diremos de jovens que ainda tentam entender até mesmo do que são capazes, quais são seus limites, etc?”.
·         É preciso ter humildade e reconhecer que, em alguns momentos, uma mudança é necessária e isso faz parte de qualquer profissão. Mais importante ainda é que as relações se tornem humanizadas e baseadas em valores positivos, éticos e construtivos.
·         Todo educador precisa e deve trabalhar também seu autocontrole e saber ser equilibrado e justo para que seus alunos tenham dele um exemplo edificante.
·         Não desencadeie a violência psicológica.
·         Usufrua do lúdico em sala de aula.
·         Respeite as diferenças, inclusive de personalidade.

Educação Emocional:
·         Saiba elogiar;
·         Combata crenças limitantes;
·         Promova a cultura da paz;
·         Estabeleça empatia;
·         Ensine a tolerância à frustração;
·         Cultive boas relações interpessoais;
·         Desenvolva a assertividade;
·          
O AFETO (combustível mágico e indispensável) torna possível alguns pequenos milagres, e quando DOADO em conjunto com a Educação:
·         Redefine as relações humanas;
·         Promove o respeito entre as pessoas;
·         Gera possibilidades;
·         Reestrutura “famílias”.

FONTE: NUNES, Vera. O Papel das Emoções na Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009

“Não se pode falar de Educação sem Amor”.

(Paulo Freire)


  • *      Informes da Gestão.

  • *      Notas Bimestrais

  • *      Oportunidade de estudar em conjunto sobre alguns alunos que demandam uma decisão coletiva.

  • *      Rendimento escolar do Bimestre

  • *      Criar a pauta da reunião de pais e mestres

  • *      Preparativos para 1ª semana cultural das escolas de Bodó

  • *      Ver ideias para o desfile cívico

  • *      Auto Avaliação do Encontro


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