04/08/2016
Objetivo Geral: Informar e debater sobre o fazer pedagógico no cotidiano
escolar e a reorganização, compartilhando interesses e missões para promover
ações eficazes e eficientes, tendo em vista benefícios para os alunos(a).
- Conversa Inicial – BOAS VINDAS
- Texto para reflexão -
O papel das emoções na educação
·
O
papel do educador de hoje vai muito além das obrigações pedagógicas. Ele é
agente de transformação e incentiva sempre o movimento de construção do saber e
da cidadania.
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Educar
deve ser um exercício de delicadeza.
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A
Escola é, muitas vezes, o único lugar onde alguns jovens encontram apoio,
afeto, respeito, atenção e ESPERANÇA.
·
Ajudar
o jovem a lidar melhor com seus sentimentos deve fazer parte da rotina em sala
de aula.
·
“Se
até mesmo nós, adultos, ditos racionais e civilizados, muitas vezes ainda
reagimos mal ou de forma imatura quando contrariados ou mal – humorados, o que
diremos de jovens que ainda tentam entender até mesmo do que são capazes, quais
são seus limites, etc?”.
·
É
preciso ter humildade e reconhecer que, em alguns momentos, uma mudança é
necessária e isso faz parte de qualquer profissão. Mais importante ainda é que
as relações se tornem humanizadas e baseadas em valores positivos, éticos e
construtivos.
·
Todo
educador precisa e deve trabalhar também seu autocontrole e saber ser
equilibrado e justo para que seus alunos tenham dele um exemplo edificante.
·
Não
desencadeie a violência psicológica.
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Usufrua
do lúdico em sala de aula.
·
Respeite
as diferenças, inclusive de personalidade.
Educação Emocional:
·
Saiba
elogiar;
·
Combata
crenças limitantes;
·
Promova
a cultura da paz;
·
Estabeleça
empatia;
·
Ensine
a tolerância à frustração;
·
Cultive
boas relações interpessoais;
·
Desenvolva
a assertividade;
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O AFETO (combustível mágico e indispensável) torna
possível alguns pequenos milagres, e quando DOADO em conjunto com a Educação:
·
Redefine
as relações humanas;
·
Promove
o respeito entre as pessoas;
·
Gera
possibilidades;
·
Reestrutura
“famílias”.
FONTE: NUNES, Vera. O Papel das Emoções na Educação.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009
“Não se pode falar de Educação sem Amor”.
(Paulo Freire)
- Informes da Gestão.
- Notas Bimestrais
- Oportunidade de estudar em conjunto sobre alguns alunos que demandam uma decisão coletiva.
- Rendimento escolar do Bimestre
- Criar a pauta da reunião de pais e mestres
- Preparativos para 1ª semana cultural das escolas de Bodó
- Ver ideias para o desfile cívico
- Auto Avaliação do Encontro